Turma 03 a 05/11 – Eletroeletrônica Veicular + Avançado Injeção

O Treinamento tem como objetivo preparar e capacitar profissionais do básico ao avançado.
Prepara o técnico para fazer diagnósticos eficazes de veículos (linha leve) equipados com Injeção eletrônica a gasolina, álcool e flex fuel, enfocando recursos avançados (como o osciloscópio e multímetro) para diagnosticar e solucionar problemas.
A AUTO ELETRÔNICA te convida a participar desse treinamento, voltado para profissionais que desejam se especializar ainda mais na área automotiva.
O Curso Princípios Eletrônica Veicular + Técnico de Injeção Eletrônica é indicado para todos os profissionais de reparação que necessitam aprofundar seus conhecimentos em eletroeletrônica automotiva.
  • Natureza da eletricidade
  • Tensão, corrente e resistência elétrica
  • Fontes de eletricidade
  • Corrente contínua e corrente alternada
  • Freqüência – definição
  • Uso de multímetro
  • Medição de tensão elétrica
  • Medição de corrente elétrica direta e com pinça sensora.
  • Múltiplos e submúltiplos
  • Condutores e isolantes
  • Resistência elétrica e resistores.
  • Medição de resistência elétrica
  • Lei de Ohm
  • Circuito elétrico série, paralelo e misto
  • Circuito em ponte (ponte de wheatstone)
  • Lei dos nós
  • Medição da queda de tensão da bateria durante a partida
  • Medição de queda de tensão nos condutores
  • Uso e leitura de esquema elétrico
  • Potenciômetro e suas aplicações
  • Teste avançado de potenciômetro
  • Resistências não lineares – NTC, PTC
  • Capacitor
  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Indução em bobinas – sensor indutivo, bobinas em geral
  • Principio de funcionamento de motores e geradores
  • Osciloscópio
  • Alternador no automóvel
  • Indutância – resposta a pulsos de corrente.
  • Auto-indutância – Picos de tensão, load dump
  • Semicondutores: Diodo retificador, diodo zener, LED
  • Aplicação de diodos no automóvel
  • Transistor bipolar – Funcionamento e aplicação como chaveador
  • Controle de potência com transistor booster
  • Controle de corrente PWM
  • Duty cycle – definição e medição com multímetro e osciloscópio

Primeira Parte – Injeção Eletrônica

  • Fundamentos do motor de combustão ciclo Otto
  • Resumo do sistema de injeção
  • Vista geral do sistema
  • Formação da mistura sistema monoponto e multiponto
  • Tipos de injeção
  • Sistema de combustível com retorno e returnless
  • Medição de pressão, vazão e estanqueidade de combustível
  • Sistema elétrico da bomba de combustível
  • Medição de corrente da bomba elétrica
  • Medição e interpretação do sinal do tempo de injeção
  • Medição de queda de tensão da alimentação e conexões a massa
  • Fases de funcionamento do motor: partida, aquecimento, aceleração, parada (power latch)
  • Controle de emissões: Canister, EGR
  • Bus de dados CAN
  • Sensores e sinais, funcionamento de emergência (recovery)

Funcionamento e teste avançado de sensores e atuadores:

  • Potenciômetro da borboleta aceleradora
  • Sensores de carga: MAP, massa de ar e fluxo de ar
  • Sensores de rotação e fase do motor: indutivo , Hall e magnetorresistivo
  • Verificação do Sincronismo do motor com osciloscópio
  • Sensores de temperatura: ar, combustível, refrigerante do motor, lubrificante
  • Atuadores de marcha lenta: motor de passo, atuador by pass de ar, motor de corrente contínua
  • Drive by wire: Pedal acelerador eletrônico e corpo de borboleta
  • Sonda lambda: finger, planar e de banda larga
  • Circuitos de aquecimento da sonda lambda
  • Verificação avançado do Sinal Lambda
  • Regulagem Lambda e adaptação: integrador, mistura aditiva e multiplicativa

Segunda Parte – Injeção Eletrônica

  • Tecnologia flex fuel
  • Adaptação de combustível e erros de AF
  • Teste do sensor de nível de combustível
  • Partida a frio sistema flex fuel
  • Flex start
  • Bobina de Ignição: cilíndricas, plásticas, dupla faísca e monofaísca.
  • Avanço de ignição e detonação.
  • Cabo e vela de ignição
  • Princípios de injeção eletrônica direta.
  • Sistema de combustível VW – FSI
  • Bomba de alta pressão
  • Sensor de alta pressão
  • Injetor de combustível de alta pressão
  • Medição do tempo de injeção
  • Prática em veículo: scanner, multímetro e osciloscópio

Diferenciais e Vantagens

  • Duas opções : Final de semana (Sexta, sábado e domingo, das 8h as 18h) ou de Semana (segunda a sexta, das 18h30 as 22h10)
  • Fornecimento de Apóstila técnica
  • Aulas com professor especialista consagrado na área automotiva
  • Acompanhamento na bancada e suporte técnico pós-treinamento
  • Aulas com embasamento teórico e prático
  • Cada bancada é totalmente e individualmente equipada
  • Utilização em aula de osciloscópio, multímetro e simulador de ECU.
  • Dois Coffee Breaks diários
  • Certificado reconhecido no mercado
  • Veja o Depoimento de ex-alunos AutoEletrônica
  • Confira as Fotos dos últimos treinamentos e da empresa.
  • Centro de Treinamentos Moderno, climatizado e fácil localização.

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