Curso Especialista em Injeção Eletrônica Flex
- Home
- Curso Especialista em Injeção Eletrônica Flex
- Presencial
- 3 dias
- 8 às 17h
- 32h
- Certificado

Especialista em Injeção Eletrônica
Se você busca compreender os detalhes fundamentais, nosso curso foi desenvolvido especialmente para você!
Neste treinamento, você dominará a arte de testar os componentes dos sistemas de injeção eletrônica, tanto em bancada quanto nos veículos em operação. O objetivo principal é capacitá-lo a realizar diagnósticos avançados e altamente precisos em veículos leves equipados com sistemas de injeção eletrônica a gasolina, álcool e flex.
Focamos em recursos avançados, incluindo o uso do osciloscópio digital, multímetro, escâner e outros equipamentos de diagnóstico, permitindo que você otimize seu tempo com diagnósticos precisos. Isso não apenas aprimora sua eficiência, mas também impulsiona seus lucros.
Este treinamento é imprescindível para profissionais que buscam atualização ou desejam se especializar em reparos de sistemas de injeção eletrônica. Você aprenderá a testar e validar minuciosamente os componentes do sistema, adquirindo técnicas para diagnósticos precisos e evitando substituições desnecessárias de peças. Aumente sua expertise e destaque-se no mercado automotivo.
Professor

Prof. Matheus
O professor Matheus possui ampla experiência prática acumulada nesses últimos 35 anos, trabalhando sempre com diagnósticos avançados em veículos nacionais e importados, tanto na linha leve e pesada, se tornou referência no interior de São Paulo. Foi também proprietário de oficina Bosch Car Service por mais de 20 anos, onde realizou dezenas de treinamentos pelo Brasil todo.
Além de dominar muito o assunto, o professor possui uma didática objetiva e clara que deixa a informação mais leve para seu entendimento, facilitando a absorção e aproveitamento do conteúdo.
Atualmente o prof. Matheus ministra aulas nos cursos Injeção eletrônica avançada flex, Diesel Common Rail e Injeção Direta Turbo Flex na AutoEletrônica. Ao todo, professor Matheus já capacitou mais de 500 profissionais pelo Brasil.
Sobre o curso
- Presencial: 3 dias
- das 8 às 17 horas
- 24 horas
- Certificado
Pré-requisitos
Para um melhor aproveitamento, é desejável que você já tenha conhecimentos básicos em elétrica veicular, ou que já tenha realizado algum treinamento básico na área
Material Didático:
São 2 apostilas, recheadas de informação de qualidade abrangendo detalhadamente diversos modelos de módulos de Airbag e procedimentos diversos.
Suporte Técnico Especializado
Todos os alunos da AutoEletrônica contam com a ajuda da equipe técnica pós treinamento na solução de possíveis dúvidas. Após a conclusão do curso, como em qualquer profissão, podemos nos deparar com situações novas, inclusive na área automotiva. Saber que tem o nosso apoio e suporte, faz toda a diferença!
Práticas do curso
Pare de perder tempo com diagnósticos errados e aumente o lucro da sua oficina!











Ementa:
- Vista geral do sistema
- Tipos de injeção eletrônica
- Sistema de combustível com retorno e returnless
- Medição de pressão, vazão e estanqueidade de combustível
- Sistema elétrico da bomba de combustível
- Medição de corrente da bomba elétrica
- Medição e interpretação do sinal do tempo de injeção
- Medição de queda de tensão da alimentação e conexões a massa
- Fases de funcionamento do motor: partida, aquecimento, aceleração, parada (power latch)
- Controle de emissões: Canister e EGR
- Sensores e sinais, funcionamento de emergência (recovery)
- Funcionamento e teste avançado de sensores e atuadores:
- Potenciômetro da borboleta aceleradora
- Sensores de carga: MAP, massa de ar e fluxo de ar
- Sensores de rotação e fase do motor: indutivo , Hall e magnetorresistivo
- Verificação do Sincronismo do motor com osciloscópio
- Sensores de temperatura: ar, combustível, refrigeração do motor, lubrificante
- Atuadores de marcha lenta: motor de passo, atuador by pass de ar, motor de corrente contínua
- Drive by wire: Pedal acelerador eletrônico e corpo de borboleta
- Sonda lambda: finger, planar e de banda larga
- Circuitos de aquecimento da sonda lambda
- Verificação avançado do Sinal Lambda
- Regulagem Lambda e adaptação: integrador, mistura aditiva e multiplicativa
- Tecnologia Flex Fuel
- Adaptação de combustível e erros de AF
- Teste do sensor de nível de combustível
- Partida a frio sistema Flex Fuel
sistema Flex Start - Bobina de Ignição: cilíndricas, plásticas, dupla faísca e monofaísca.
- Avanço de ignição e detonação.
- Cabo e vela de ignição
- Medição do tempo de injeção
- Prática em veículo: scanner, multímetro
- Prática em veículo: osciloscópio
Motores 3 cilindros aspirados
Dica de Hospedagem:
Para a maior comodidade dos nossos alunos, indicamos hospedagens próximas ao centro de treinamento. Dependendo do tipo da hospedagem, o custo inicia-se em R$65,00. Consulte nossos consultores sobre mais detalhes!
Professor

Prof. Matheus
O professor Matheus possui ampla experiência prática acumulada nesses últimos 35 anos, trabalhando sempre com diagnósticos avançados em veículos nacionais e importados, tanto na linha leve e pesada, se tornou referência no interior de São Paulo. Foi também proprietário de oficina Bosch Car Service por mais de 20 anos, onde realizou dezenas de treinamentos pelo Brasil todo.
Além de dominar muito o assunto, o professor possui uma didática objetiva e clara que deixa a informação mais leve para seu entendimento, facilitando a absorção e aproveitamento do conteúdo.
Atualmente o prof. Matheus ministra aulas nos cursos Injeção eletrônica avançada flex, Diesel Common Rail e Injeção Direta Turbo Flex na AutoEletrônica. Ao todo, professor Matheus já capacitou mais de 500 profissionais pelo Brasil.
Depoimentos de quem já participou de cursos
Pronto, agora é com VOCÊ!
É só preencher o formulário.
Contamos com uma equipe de consultores especializados para te auxiliar no que você realmente precisa!
Seja um aluno AUTOELETRÔNICA e se destaque no mercado, tornando-se um reparador de referência na sua região!