Curso 21 a 25/11 – 5 dias das 8 às 17h

Reparo em módulos (ECU) + Imobilizadores, reset, decode, telecarregamento e leitura de senha (sem máquina)

Curso de reparo em centrais de injeção eletrônica + decode, reset, senha e imobilizadores foi criado com o propósito essencial do aluno aprender de fato como funciona uma Central de Injeção Eletrônica por dentro, indo muito além de só meramente trocar um componente, descobrindo qual a função de cada componente, como localizá-los na placa, testá-los e substituí-los de forma profissional e precisa.

Dessa forma, efetuará diagnósticos e testes nas centrais, além de aprender técnicas avançadas em soldagem eletrônica. Ainda aprenderá e entenderá as estratégias de funcionamento da central, como Modo Recovery, Modo diagnóstico (elétrico e funcional) e Processo de Auto Adaptação, que lhe auxiliará na elaboração do diagnóstico.

No curso de IMOBILIZADORES, o aluno aprenderá na prática em bancada (e sem máquina!) as técnicas avançadas para eliminação definitiva ou reabilitação dos sistemas de imobilizadores destinados a uma grande variedade de veículos nacionais e importados.

Ao participar do treinamento, você ganhará acesso ao clube do reparador (nuvem com banco de dados 17mil arquivos)  contendo softwares, procedimentos, arquivos e programas específicos para o uso profissional técnico em sistema de imobilização que são abordados em sala de aula. Único curso no Brasil onde o aluno aprende todos os sistemas fazendo-os em bancada.

Material didático:

São três Apostilas, uma teórica e uma Técnica (prática), totalizando cerca de 300 páginas de informação de qualidade e abrangendo detalhadamente quase 60 modelos de centrais injeção eletrônica + uma apostila de imobilizadores.

Para ver a qualidade do material, por favor, clique na imagem da capa da apostila logo abaixo. A apostila de demonstração se abrirá em uma nova janela do seu navegador.

 Clique na imagem ao lado para conhecer a apostila =>

Pré-requisitos

É desejável que o aluno já esteja familiarizado com:

  • Uso básico de multimetro;

  • Grandezas da eletricidade: tensão, resistência e corrente;

  • Operações básicas com computador (leitura e gravação de arquivos).

Duração

O curso terá duração de 40 horas, dividas em 5 dias de 8h:

  • 5 dias das 8h às 17h, com 1h de intervalo.

Pacote total dos dois treinamentos:

  • Incluso: certificado, material didático (3 apostilas + acesso ao clube do reparador (nuvem com banco de dados), café da manhã, 2 coffee break diários e suporte após o treinamento.

  • Quantidade de dias: 5 dias em período integral (das 08:00 às 17:00)

  • Vantagens de participar dos dois treinamentos: O aluno ganha mais de 25% desconto no valor do treinamento (se tivesse que pagar separadamente cada um).

  • Tem o maior aproveitamento da linha de raciocínio proposta pelo treinamento com capacidade de potencializar os conhecimentos adquiridos na prática em bancada.

  • Além de otimizar (reduzir) despesas de viagem, hospedagens e refeições. 

Bônus exclusivo para aluno AutoEletrônica:

Você ganha acesso ao portal da ciclo engenharia, uma das empresas mais completa e respeitada no segmento de documentação técnica automotiva.

Você terá acesso completo e irrestrito ao portal durante 6 meses ou 60 downloads de esquemas elétricos. É UM BÔNUS DE 3.000,00 EM ESQUEMA ELÉTRICO.
Faça as contas e veja a nossa vantagem!

Acesso a  banco de dados

CLUBE DO REPARADOR

 

Você terá acesso a um login e senha para fazer download de arquivos a hora que você precisar!

ILIMITADO 24 HORAS POR DIA!

São mais de 17 mil arquivos de reset, decode, telecarregamento, dicas, macete e mapeamento de módulos

Ementa 

Primeira parte – Teoria e Técnicas

  • Introdução e classificação de centrais de injeção eletrônica (ECU)

  • Arquitetura de dados interna da ECU

  • Processo de Auto Adaptação da ECU

  • Modo Recovery e Modo diagnóstico (elétrico e funcional)

  • Funcionamento dos componentes eletrônicos (NTC, diodo, resistor, capacitor, transistor (BJT, UJT, FET), microcontrolador, processador, cristais, conversor AD, etc.

  • Tipos de Memórias: EPROM, EEPROM, RAM e FLASH

  • Teste de componentes usando multímetro

  • Boas práticas na manutenção eletrônica

  • Defeitos comuns em ECUs

  • Interpretação e uso técnico do datasheet

  • Funcionamento da ECU: Sensores e Atuadores

  • Mapeamento e identificação dos componentes dentro da ECU

  • Interpretação de Esquemas Elétricos

  • Técnicas de levantamento de esquema interno de placas eletrônicas

  • Ligação de uma ECU no simulador ECUPROG

Segunda Parte – Prática e Uso

  • Teste de ECUs na bancada com o uso do simulador

  • Técnicas e ajustes em osciloscópio

  • Medição de sinais elétricos: amplitude, freqüência e período

  • Definição e exemplos PWM

  • Simulação de sensores para a ECU

  • Leitura de sensores na bancada via scanner

  • Noções básicas sobre imobilizador, reset e decode.

  • Dicas técnicas diversas para reparo em ECUs

  • Utilização de Gravador de EPROM

  • Utilização programador ST10 para “Telecarregamento”

  • Técnicas de soldagem e retrabalho em solda

  • Ligação de kit ECU + Imobilizador + Scanner no simulador em bancada

  • Workshop com casos de reparo e diagnósticos no dia a dia da oficina

Equipamentos e ferramentas utilizado em bancada

• Simulador ECUPROGPLUS
• Programador de EPROM e adaptadores diversos
• Kit de componentes eletrônicos
• Kit de memórias SOIC, EPROM e Flash
• Kit com 10 centrais defeituosas para diagnóstico prático
• Multímetro digital
• Osciloscópio digital de bancada
• Estação de solda e insumos de soldagem
• Estação de dessoldagem
• Estação de retrabalho
• Material antiestático e lupa de mesa

São mais de 90 módulos em sala de aula para prática dos alunos

  • Auto Latina

    • EEC-IV – FIC

  • FIAT

    • IAW P8 – Magneti Marelli

    • IAW 1G7 – Magneti Marelli

    • IAW G6/G7 – Magneti Marelli

    • IAW G7.11 – Magneti Marelli

    • IAW 49F – Magneti Marelli

    • IAW 59F – Magneti Marelli

    • IAW 4AF – Magneti Marelli

    • IAW 4SF – Magneti Marelli.

    • MA 1.7 – Bosch

    • ME 7.9.6 – Bosch

    • HSFI 2.3 – Delphi

    • IAW 4CF – Magneti Marelli

    • IAW 4DF – Magneti Marelli

    • MT27E – Delphi

  • FORD

    • EEC-V (ANIL e ENIO) – FIC

    • EEC-V NETO – FIC

    • EEC-V JLD1 – FIC

    • EEC-VI – FIC

    • IAW 4AFR – Magneti Marelli

    • IAW 4CFR – Magneti Marelli

  • GM (Chevrolet)

    • Motronic M 1.5.1 (Vectra) – Bosch

    • Motronic M 1.5.1 (Omega Gasolina) – Bosch

    • Motronic M 1.5.2 (Omega Álcool) – Bosch

    • Motronic M 1.5.4 – Bosch

    • Multec 700 – Rochester

    • Multec H – Delphi

    • Multec IEFI-6 – Delphi

    • ME 7.9.6 – Bosch

    • HSFI 2.3 – Delphi

  • VW (Volkswagen)

    • Digifant 1.74 – Temic

    • MonoMotronic M 1.2.3 – Bosch

    • IAW 1AVB – Magneti Marelli

    • IAW 1AVP – Magneti Marelli

    • MP 9.0 – Bosch

    • IAW 4SV – Magneti Marelli

    • ME 3.8.2 – Bosch

    • ME 3.8.3 – Bosch

    • ME 7.5.20 – Bosch

    • ME 7.5.30 – Bosch

    • EEC IV – FIC

    • 5WP4 – Siemens

    • IAW 1AVI – Magneti Marelli

    • IAW 4AVP – Magneti Marelli

    • IAW 4BV – Magnetti Marelli

    • IAW 4GV – Magneti Marelli

    • IAW 4LV – Magneti Marelli

  • Multimarcas

    • Le Jetronic – Bosch

  • Mercedes-Benz

    • VDO MSM

  • RENAULT

    • IAW 5NR – Magneti Marelli

    • Sirus 32 – Siemens

  • CITRÖEN

    • ME 7.4.4 – Bosch

    • IAW 6LP1 – Magneti Marelli

  • PEUGEOT

    • ME 7.4.9 – Bosch

    • Me 7.4.4. – BOSCH

    • MP 7.2 – Bosch

    • IAW 5NP – Magneti Marelli

    • IAW 6LP1 – Magneti Marelli

 

Diferenciais e Vantagens

  • É o mais completo e profissional da categoria

  • Você aprenderá de verdade como funciona e como levanta esquema das centrais

  • Aulas com dois professores engenheiros e especialistas da área automotiva

  • Acompanhamento na bancada e suporte técnico permanente

  • Teoria do funcionamento e arquitetura de centrais, defeitos comuns e testes

  • Aulas práticas com embasamento teórico e prático

  • Cada bancada é totalmente e individualmente equipada

  • Utilização em aula de osciloscópio, multímetro, simulador de ECU, scanner automotivo, programador universal, etc.

  • Técnicas de soldagem e retrabalho profissional em bancada anti-estática

  • Dois Coffee Breaks diários e mais café da manhã

  • Apostila com cerca de 300 páginas contendo fotos, dicas e detalhes das principais centrais

  • Certificado reconhecido no mercado

  • Veja o Depoimento de ex-alunos AutoEletrônica

  • Confira as Fotos dos últimos treinamentos e da empresa.

 

Quem ministra o treinamento

Professor e coordenador técnico ALÉCIO PONTES FERNANDES.

É reconhecido como especialista em Eletrônica Embarcada e tecnologia automotiva multimarcas, com mais de 18 anos de experiência em sistemas de injeção eletrônica, imobilizadores, computadores de bordo, painéis digitais, módulos de air bag entre outros sistemas, atuando como coordenador, professor de eletrônica automotiva na AutoEletrônica. 

É MESTRE em microeletrônica formado pela UNICAMP e tem MBA em Gestão de Projetos. Formou-se ENGENHEIRO Eletrônico pela UNESP e cursou Técnico em Automação Industrial pela ETEC. 

Também já trabalhou mais de 10 anos com Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias em um importante Centro de Pesquisas Avançadas em Campinas, e atualmente também desenvolve novos equipamentos para uso automotivo na AutoEletrônica.

 

Hospedagem próxima da escola

Você pode ficar hospedado em um hotel próximo da escola que tem parceria conosco. A diária para aluno custa R$ 55,00 apenas, você não gasta muito para ficar e não gasta altos valores com deslocamento.

Você fica sozinho em um quarto com ar condicionado, TV e banheiro privativo. Temos várias opções, seu consultor irá lhe informar

Dúvidas? nós ligamos para você, preencha o formulário abaixo

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Depoimentos de quem já fez…

Cursos presenciais em nosso centro de treinamento em Campinas/SP